Ajuda:Guia de edição/Destaque por seção

Apresenta um verbete em destaque definido por uma lista de verbetes com o uso de seção de resumo definida no próprio verbete.

Verbete em destaque

Foto de Achille Mbembe
Achille Mbembe

Necropolítica - Ao criar conceito, pensador africano pensou muito além de figuras grotescas, como Bolsonaro. Quis enxergar interação entre república e colonialismo, num mundo eurocêntrico. Tensão explode agora. Resolvê-la exigirá novas formas de política É sempre interessante quando as escritas acadêmicas passam a atingir o grande público. Nem toda pesquisa, é claro precisa ter esse objetivo, mas é excelente quando grandes obras cumprem este papel. Com os desastres anunciados do governo Bolsonaro, por exemplo, a obra do camaronês Achille Mbembe tem sido cada vez mais citada nas redes sociais, principalmente seu conceito de “necropolítica”. Como todo conceito amplamente difundido (ou, talvez, como tudo aquilo que cai nas redes), porém, há sempre o risco de esvaziamento de conteúdo.


Aplicação

Utilizado para apresentar verbetes em destaque na página principal ou em páginas estratégicas. Para definir a lista de verbetes a destacar é necessário editar a Predefinição:Destaque por seção.

<choose>	
<option>{{#lst:Marielle Franco|chapter1}}</option>
<option>{{#lst:Rocinha|chapter1}}</option>
<option>{{#lst:Baile Funk|chapter1}}</option>
<option>{{#lst:Escolinha Nova Aurora|chapter1}}</option>
<option>{{#lst:Projeto Inclusão|chapter1}}</option>
<option>{{#lst:Necropolítica|chapter1}}</option>
<option>{{#lst:Complexo do Alemão|chapter1}}</option>
</choose>
__NOEDITSECTION__

Para ativar o recurso também é necessário marcar nos verbetes a seção a ser apresentada com as tags

<section begin="chapter1" /> ...<section end="chapter1" />
<section begin="chapter1" />[[File:Marielle Franco.jpeg|semmoldura|left|img-fluid|border|Marielle Franco]]'''Marielle Francisco da Silva''', [[Marielle Franco]], '''vereadora''' da cidade do Rio de Janeiro, mundialmente conhecida após ter sido assassinada, junto com seu motorista Anderson Gomes, em 14 de Março de 2018. Mais de um ano após esse crime brutal, a sociedade, sua família e suas eleitoras e eleitores ainda continuam sem saber quem mandou matá-la e porquê. Entre as poucas certezas, sabemos que foi um crime político.  '''Eleita com 46.502 votos''' em 2016, aos 37 anos, foi a quinta parlamentar mais votada da cidade e a segunda mulher com mais votos, mas não pode concluir o seu mandato de quatro anos. A incidência política de Marielle não começou na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, nem se encerrou após sua morte.
Mari, como era conhecida entre suas amigas, amigos e colegas de trabalho, apresentava-se recorrentemente como '''mulher, negra, mãe, socióloga e cria da Maré'''! Agora, [[Marielle Franco]] passa a ser também símbolo das lutas de todas as mulheres que desejam um mundo livre de opressões. Não à toa, a frase “'''Marielle é semente'''” tomou conta do mundo.<section end="chapter1" />
Cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você concorda com o uso de cookies.