Brota na Laje
Informações retiradas das redes oficiais do Coletivo, pela equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Sobre [editar | editar código-fonte]
Inconformados com a realidade social vivenciada no Rio de Janeiro, atravessados por um cotidiano precarizado por conta da ausência do Estado, O Brota na Laje surge a partir de encontros entre jovens de favelas da Tijuca, em especial o Morro do Borel, onde há um histórico de resistência e insurreições, para discutir a vida política cotidiana e as violações de direitos nestes territórios. Somos os primeiros de nossas familias a entrar em uma universidades, e ao identifcar a falta de oportunidades para que outros jovens no nosso territorio acessem as mesmas, decidmos direcionar as atividades do coletivo na criação do primeiro pré vestibular coumunitario construido por jovens de favela.
O PRÉ-VESTIBULAR[editar | editar código-fonte]
O Brota construiu o pré-vestibular comunitário em parceria com a escola Oga Mitá, por acreditar que a educação é um dos caminhos que auxiliam nesse processo, procuramos não apenas colocar mais jovens favelados nas universidades, mas criar vínculos com os alunos, professores e colaboradores para formular uma rotina de discussões e debates acerca da vida cotidiana. O projeto teve inicio no mês de março e contamos com mais de 70 inscrições entre jovens e adultos das comunidades da grande Tijuca.
Hoje atuamos com 25 alunos e 25 professores. As aulas acontecem num espaço cedido pela escola Oga Mitá, de segunda a sexta-feira das 18:30 as 21:30. As mesmas são ministrados voluntariamente por professores formados e estudantes universitários. Contamos com uma equipe psicossocial que realiza o acompanhamento dos alunos do pré e também com apoio de um grupo de pais de alunos do Oga na construção do projeto.
Clique aqui para doar e apoiar o pré vestibular.