A produção de conhecimentos sobre a realidade das favelas do Rio de Janeiro tem recebido atenção crescente por parte de várias organizações criadas pelos moradores das favelas, bem como de diversas instituições acadêmicas. Muitos esforços têm sido feitos para organizar essa produção em bases de dados e coleções de imagens e documentos. No entanto, por sua complexidade e seu caráter de natureza interdisciplinar, a produção acadêmica termina circunscrita a acervos vinculados a uma ou outra área de conhecimento, com difícil circulação entre tantos campos que tratam deste tema das favelas. Por outro lado, há pouca devolução desta produção, que se nutre da generosidade dos moradores em conceder entrevista e seu precioso tempo, para retornar-lhes o produto destes trabalhos. Cada dia é mais presente a necessidade de resgatar a memória das comunidades de moradores de favelas que é parte intrínseca da sua construção social e política, enfim, de sua identidade cidadã.
Instituições participantes
O Conselho Editorial do Dicionário de Favelas MF é composto por representantes das instituições que deram início ao projeto.O Conselho é responsável pela linha editorial e pela mobilização de novos parceiros e instituições.
Compõem os Conselho Editorial as seguintes instituições:
Além dessa instituições representadas no Conselho Editorial existem um grande número de pesquisadores de diferentes instituições que estão participando do Dicionário
Para ver a lista de profissionais que participam do Dicionário acesse o link: Lista de Participantes