Descubra, escreva e participe do registro da diversidade das falas das Favelas
Plataforma virtual de acesso aberto para a coleção e produção de conhecimentos sobre favelas. Visa estimular e permitir a coleta e construção coletiva do conhecimento existente sobre as favelas, por meio da articulação de uma rede de parceiros que já se dedicam a este tema, tanto nas academias quanto nas instituições produtoras de conhecimentos existentes nas próprias favelas.
Marielle Francisco da Silva, Marielle Franco, vereadora da cidade do Rio de Janeiro, mundialmente conhecida após ter sido assassinada, junto com seu motorista Anderson Gomes, em 14 de Março de 2018.
O Dicionário de Favelas está apoiando o enfrentamento à pandemia de covid-19. A plataforma Wikifavelas reúne informação sobre diferentes formas de apoiar iniciativas comunitárias durante a pandemia, notícias, material produzido pela e para favelas, relatos de moradores, ensaios e pesquisas acadêmicas sobre o novo coronavírus nas favelas do Brasil.
A equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco apresenta um compilado de informações sobre o Novo Coronavírus nas favelas do Brasil. Reunindo pesquisas, reportagens, fotos, vídeos, comentários, artigos, ensaios e reflexões acadêmicas sobre os impactos do coronavírus na vida das favelas, pretendemos fortalecer o enfrentamento ao vírus nos locais.
Maré Vive é um canal de mídia comunitária feito de forma colaborativa. Nossas notícias são desenvolvidas através da colaboração dos moradores, o canal é feito por todos nós aqui da Maré.
Nossa fonte de informação são os próprios moradores, checamos os informes que chegam sempre com mais de uma fonte para desenvolver melhor a notícia através de outros pontos de vista e cruzamento de informações. Mantemos as notícias constantemente sendo atualizadas, enquanto chegam informes e relatos, assim diminuímos os riscos de cometer erros ou publicar algum dado equivocado. Sua contribuição é fundamental para que possamos levar as notícias de forma rápida e confiável.
Nossa política é de manter o anonimato das pessoas que colaboram com a página, não divulgamos o nome ou qualquer outro dado que possa identificar quem colaborou, a não ser que seja da vontade da própria pessoa de se identificar.
Somos um espaço plural e democrático, sempre aberto ao diálogo e com a disposição de crescer e evoluir sempre.
Achar que fazemos um trabalho leviano e irresponsável, é um erro. Estamos desenvolvendo uma atividade jornalística da mesma forma que qualquer outro jornal, revista ou TV faria, mas com a nossa visão, sob o ponto de vista da comunidade do Complexo da Maré.
É raro surgir um veículo de mídia disposto a mostrar o lado da favela e seus moradores, normalmente somos marginalizados e mostrados de forma negativa, mas aqui não! Não temos nenhum posicionamento anti-exército, anti-polícia ou qualquer outro na hora de noticiar um fato.
Nosso posicionamento é sempre em favor dos moradores, esse sim é nosso lado e não temos problema nenhum em assumir isso
Deseja colaborar escrevendo novos verbetes ou contribuindo para os verbetes?
Você pode colaborar 1) criando um verbete; 2) editando um verbete; 3) discutindo um verbete; e 4) divulgando o Dicionário de Favelas nas redes sociais!
O Dicionário de Favelas possui um conjunto de regras para edição de conteúdo. As regras têm por objetivo estabelecer um espaço plural de diálogo entre os saberes e incentivar a produção colaborativa de conhecimento.
↑O Dicionário atulamente conta com 3 869 páginas e 979 verbetes. Os verbetes são páginas de conteúdo criadas dentro do espaço nominal Principal. As páginas englobam conteúdo de todos os espaços nominais (verbetes, autores, imagens, regras etc.). A atualização do método da contagem de verbetes apresentada nesta página foi realizada em 11 de abril de 2019.